Escolher a melhor cortina para decorar seu ambiente não é uma tarefa muito fácil né? Até mesmo porque surgem diversas dúvidas, como por exemplo:
Como combinar a cor das cortinas? Qual cor usar do acessório? Qual o melhor tecido para cortina? Qual modelo de cortina escolher?
As cortinas de tecido podem ser encontradas em modelos como prega macho, prega fêmea, prega americana, modelo wave, cortina de ilhós, cortina com argola, enfim, existe uma grande variedade que pode ser escolhida conforme a necessidade do ambiente.
E hoje vamos falar um pouco mais sobre os tecidos para cortinas.
Você sabia que também existem uma grande variedade de tecidos e cores? E que além de serem responsáveis por boa parte do controle de luz, existem alguns tecidos que são indicados para cada ambiente.
Alguns dos tecidos mais comuns são:
- Voil
- Linho
- Jacquard
- Blackout
- Oxford
- Veludo
- Tafetá
- Rústicos
- Seda
E mais uma infinidade de opções!
Por isso é muito importante, antes de você escolher o tecido da cortina, definir qual será o papel da cortina.
Você quer somente como item decorativo? Quer mais privacidade? Luminosidade?
Sem falar também na importância de harmonizar as cores com os outros itens da decoração, como móveis e objetos.
Agora sim, mãos a obra para escolher sua cortina.
Qual o melhor tecido para cortina?
Antes de tudo, vamos falar sobre os tipos de tecido só para você entender um pouquinho mais sobre cada um.
Existem os tecidos de fibras sintéticas e os tecidos de fibras naturais. Vamos explicar rapidinho a diferença deles.
Tecidos de Fibras Sintéticas:
- São mais resistentes;
- Secam com mais facilidade;
- Tem excelente durabilidade;
- Não desbotam com facilidade;
- Tem um custo menor;
- São de fácil manutenção;
- Não amassam muito;
Exemplos de tecidos:
- Tecido Voal
- Tecido Gaze de Linho
- Tecido Oxford
- Tecido Blecaute
Tecidos de Fibras Naturais:
- São mais agradáveis ao toque;
- Possuem mais conforto térmico;
- Tem um custo mais elevado;
- Mancham com mais facilidade;
- Desbotam mais rápido;
- Probabilidade de encolhimento;
- Amassam com mais facilidade;
Exemplos de tecido:
- Tecido de Algodão
- Tecido de Linho
- Tecido de Lã
- Tecido de Seda
Vamos falar sobre as características de alguns tecidos para facilitar na hora da escolha.
Tecido para cortina voil (ou também conhecido como tecido voal)
O tecido voal é um tecido mais fino e super leve, indicado para ambientes que necessitam de entrar bastante luz, por isso é mais utilizado em salas de jantar, salas de estar e cozinhas.
Mais nada impede de ser utilizado em outros cômodos também caso queira bastante iluminação, afinal, não podemos deixar de pensar no gosto pessoal de cada um também né?
E pelo fato do tecido voil ser mais leve, ele combina com praticamente toda decoração, pois são encontrados em diversas cores e texturas, podem ser lisos ou decorados, e eles podem garantir toda a harmonia e equilíbrio do local.
Tecido para cortina blecaute (ou tecido blackout)
Se você precisa de um ambiente escurinho, o tecido para cortina blecaute é a melhor opção, pois diferente do voil e de outros tecidos, ele é pesado e não deixa a luz entrar.
O tecido blecaute pode ser encontrado com algumas variações de cores e materiais, como os de tecido e também os de plástico, possuem algumas cores lisas e também estampados que ajudam a criar uma decoração moderna e sofisticada.
Portanto, se você não quer acordar com a luz do sol, ou quer assistir tv no escurinho do cinema, aposte nesse tecido para sua cortina de quarto ou para sua cortina de sala de TV.
Tecido para Cortina de Linho
O tecido para cortina de linho traz ao ambiente muito requinte, pois ele é um tecido mais refinado, contribuindo para deixar o ambiente super elegante, além de ter a possibilidade de diferentes combinações com ele.
Por serem feitos de fibras naturais, o tecido de linho é super agradável ao toque e possui um excelente conforto térmico.
Contudo, existem algumas desvantagens quanto ao tecido de linho que devemos orientar, por serem feitos de fibras naturais, possuem um custo mais elevado, eles mancham com mais facilidade, podem desbotar mais rápido, além da grande probabilidade de encolhimento.
Alguns exemplos de tecidos de fibras naturais também são: tecido de algodão, tecido de lã e tecido de seda.
Tecido para Cortina Oxford
O tecido para cortina Oxford pertence a família dos tecidos mais grossos, assim como blecaute, porém, não impede totalmente a passagem de luz.
Esse tecido possui um excelente caimento, e também é bastante utilizado como forro de cortina, pois ele pode ser combinado com outros tecidos mais leves, como o tecido voal por exemplo, juntos eles formam uma boa dupla.
Tecido para Cortina Jacquard
Os tecidos Jacquard são bem encorpados, possuem grande variedade de cores e estampas, são super indicados para quem deseja um ambiente mais decorado e rico em detalhes.
Por ser um tecido mais grosso, ele controla super bem a entrada de luz, então se não quer um tecido como blecaute que deixa o ambiente tão escuro, o tecido para cortina jacquard é uma ótima escolha.
Bom, até aqui falamos dos principais e mais procurados tecidos para cortinas, mais se ainda existe a famosa dúvida sobre: qual tecido usar para cortina?
Nossa dica é:
Sempre analise bem o ambiente onde será instalada a cortina, escolha algo que combine com seu estilo de decoração, sempre opte por cores que harmonizem com seus móveis e objetos e lembre-se que a cortina não precisa desempenhar o papel principal da decoração, mas ela deve estar alinhada com as demais composições para que seu ambiente fique perfeito ao seu gosto!
Acesse nosso catálogo digital e conheça nossa coleção completa de tecidos para cortinas!