O papel de parede pode fazer aquele canto da sua casa, que você já enjoou, ficar completamente novo. Ele é capaz de reformar qualquer ambiente e trazer um ar de aconchego e colocar personalidade para aquela parede que ninguém repara mais.
Após tomar a decisão de colocar um papel de parede naquele ambiente, surge aquela clássica dúvida: Qual o modelo mais adequado para a minha casa? Existe textura específica dependendo do ambiente?
Por isso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber na hora de colorir sua casa ou aquele cômodo especial.
- Tradicionais
São os papéis de parede feitos à base de celulose, que, apesar de possuírem várias estampas, apresentam um aspecto liso e seco. Ele precisa ser aplicado com uma cola especial e uma trincha e, assim, para obter melhor resultado, é recomendado que ele seja aplicado em paredes lisas, visto que não camuflam as imperfeições.
É indicado que ele seja aplicado em ambientes mais secos, para que o papel não sofra danos devido à umidade.
- TNT
É um papel feito com celulose e poliéster, sendo assim, possui alta durabilidade se tiver os devidos cuidados na hora da limpeza e da manutenção. O papel de parede TNT pode ser aplicado tanto em locais secos quanto nos mais úmidos, pois resistem bem à umidade. Além de poderem ser aplicados tanto em paredes lisas quanto irregulares.
Possuem, também, uma limpeza que necessita ser realizada com delicadeza, uma vez que podem ser lavados com bucha e detergente.
- Vinílicos
São reconhecidos por serem resistentes e muito prático de limpar e cuidar, pois pode ser higienizado com bucha e detergente ou com pano úmido. O papel de parede vinílico possui uma aparência de plástico, pois são fabricados em PVC ou revestidos com uma camada de vinil. Devido ao fato de que são impermeáveis, podem ser aplicados também em paredes mais úmidas.
Tal tipo é ideal para ambientes com muita circulação de pessoas, como banheiros, salas, cozinhas ou quartos.
- Alto-relevo ou 3D
São recomendados para quem quer trazer um ar de modernidade para o seu lar, visto que foi uma tendência que aumentou muito nos últimos anos no mundo da decoração. Esse modelo deixa o cômodo, em que são aplicados, com a aparência de que não existe um papel colocado ali, devido ao seu design.
Esse tipo de papel de parede é fabricado com algumas “injeções” de espuma que proporcionam ao revestimento um alto-relevo. Sendo assim, por ser um papel que destaca a parede na qual é colocado, ele é ideal para ambientes mais descontraídos, como salas ou mesmo banheiros, por exemplo.
É indicado que a limpeza seja feita com o aspirador de pó, para não danificar a textura do papel e não é aconselhável colocar em ambientes que possuem animais de estimação, pois eles podem danificar o revestimento.
- Veludo
Além de ser um papel que traz um ar de luxo e glamour para os ambientes, é um tipo de papel que possui uma textura mais sofisticada e um cuidado maior para garantir a durabilidade. Além disso, são indicados para lugares com pouco movimento de pessoas e com pouca exposição ao sol.
Os papéis de parede de veludo são muito sensíveis e devem ser higienizados apenas com o aspirador de pó.
Agora que já sabemos quais os tipos de papel de parede, vamos passar por todos os cômodos para que facilite a sua decisão na hora de escolher o papel ideal para a sua casa.
Papel de Parede para Quartos
O primeiro ponto que precisa estar bem claro é que os quartos devem ser reflexos da personalidade de seu dono, sem sair da harmonização conjunta do lar, ou seja, não existe a estampa ideal ou a cor ideal, pois o papel de parede para quartos devem ser escolhidos de modo individual. Entretanto, há sugestões para o tipo ideal de papel para esse ambiente.
Visto que são ambientes com pouca umidade e recebem bem todo o tipo de papel de parede.
É recomendado a utilização de um papel de parede vinílico, pois é um material resistente à luz e umidade, possui alta durabilidade e de fácil limpeza. Mas nada impede de utilizar um papel de parede do estilo tradicional, por exemplo. A escolha vai ser feita de acordo com as prioridades e necessidades de cada um para o quarto.
Em relação às cores, texturas e estampas, uma boa sugestão é apelar para cores claras que transmitam uma sensação de conforto estético, neutralidade na decoração e térmico tanto de dia como de noite.
Papel de Parede para Cozinha
Nesse ambiente, o papel vinílico também é bastante indicado. Vale lembrar que, com exceção do banheiro, a cozinha é o ambiente mais úmido da casa e, por isso, é recomendado criar uma arte de azulejos (revestimentos cerâmicos) perto de pias e saídas e aplicar nas demais áreas o papel de parede, para garantir maior durabilidade.
Atualmente, está em alta estampas de madeira ou tijolos, pois trazem um ar de conforto e moderno ao mesmo tempo. Entretanto, nada impede de utilizar uma estampa abstrata para diferenciar o ambiente.
Papel de Parede para Banheiros e Lavabos
Os lavabos, cada vez mais, recebem o uso do papel de parede, pois é um modo de diferenciar o ambiente e trazer mais luxo e glamour para aquela parede que não tem muitas formas de decorar.
Para banheiros e lavabos, o material recomendado é o vinílico, devido à sua maior resistência à água e umidade, além da facilidade de limpeza.
Já em relação ao formato e a cor, depende do desejo de cada um. O lado bom de colocar um papel de parede no lavabo é poder trazer mais sofisticação com estampas e texturas ou trazer mais clareza com cores mais neutras.
Vale ressaltar que a umidade do banheiro é diferente da do lavado, então tenha cuidado na hora de escolher a parede na qual quer reformar.
Papel de Parede para Salas
A sala é um ambiente acolhedor, que você costuma reunir todo mundo em um clima de descontração e a parte da casa que mais recebe circulação de pessoas. Dessa forma, a aplicação do papel costuma ser feita em uma das paredes, para não carregar o ambiente.
Vale lembrar que o papel de parede deverá estar de acordo com o sofá, suas almofadas, o mobiliário e objetos em geral, para que tenha harmonia na decoração e não se torne algo que sobrecarregue o local.
Nas salas da casa, o material pode ser o próprio papel de parede tradicional, o de TNT ou o vinílico. No entanto, pense bem antes de tomar a decisão de qual material utilizar, para que não prejudique visualmente o ambiente.
Outro ponto que deve ser levado em consideração na hora da escolha é o tamanho do cômodo. Em casos de salas pequenas, a sugestão é usar papéis de parede em listras horizontais e verticais para dinamizar o espaço e torná-lo, visualmente, maior.
Já em casos de salas grandes, outras estampas podem favorecer mais o ambiente e trazer uma sensação de aconchego.
E agora, já sabe qual papel escolher para sua decoração?
Para ajudar ainda mais separamos uma coleção lindíssima de papéis em diversas cores e texturas, e certamente você encontrará uma que combina com seu gosto!
CLIQUE AQUI e acesse nosso catálogo agora mesmo 😉